
1º Trimestre de Gestação
1º Trimestre de Gestação
O zigoto é a célula que originará um novo indivíduo com milhões de células organizadas em tecidos e órgãos, que nascerá cerca de 266 dias, ou 9 meses, depois da fecundação. Este período de desenvolvimento embrionário designa-se por gestação. A primeira divisão da célula-ovo decorre cerca de 24 horas após a fecundação, iniciando-se um processo designado por segmentação.
Este processo ocorre no trajeto ao longo da trompa de Falópio e corresponde a um processo de divisão mitótica, que se realiza nos primeiros dias da gestação. As células, em divisão, vão-se tornando sucessivamente mais numerosas, mas a dimensão global da estrutura não se altera. A este conjunto de células dá-se o nome de mórula. O trajeto do embrião através da trompa dura aproximadamente 3 dias e permanece a vaguear no útero mais 3 a 4 dias, continuando o processo mitótico. A mórula acaba por se transformar numa estrutura designada por blastocisto, que é constituída por uma cavidade cheia de líquido uterino(blastocélio), uma massa de células que dará origem ao novo ser (botão embrionário) e uma camada de células externa(trofoblasto).

O novo ser formado será constituído por células estaminais, ou seja, totipotentes, podendo
cada uma dar origem a um novo ser completo. As células do trofoblasto produzem enzimas que irão erodir o epitélio uterino, para que a
implantação do embrião no endométrio seja facilitada (nidação). Este processo vai permitir
que ele fique firmemente inserido na parede uterina.
Esta estrutura dará origem à maior parte dos anexos embrionários que permitem que o
embrião se desenvolva no interior do organismo materno.
A designação de embrião só dura desde a primeira divisão mitótica do zigoto até cerca das 9
semanas de gestação, quando os órgãos do novo ser já estão formados. A partir desta
altura, o organismo passa a designar-se por feto.
