
Sistema Reprodutor
Sistema reprodutor feminino
O Sistema reprodutor feminino é o sistema do corpo das mulheres responsável pela produção dos gâmetas femininos e por fornecer um local com as condições necessárias para o desenvolvimento de um novo ser. Situa-se na região inferior da barriga e tem ao seu dispor vários órgãos para auxiliar nas suas funções.
Constituição do aparelho reprodutor feminino (mencionar partes do útero e trompas)

- Órgãos internos º Gónadas -> Ovários- Responsáveis pela produção e amadurecimento dos oócitos (gâmetas femininos) e pela produção de hormonas sexuais (estrogénio e progesterona). Têm dimensões parecidas a uma amêndoa e cada um está ligado à parede externa do útero e ao pavilhão de uma das trompas de falópio.
- º Vias genitais -> Trompas de Falópio- Dois canais finos revestidos internamente por cílios. Conduzem os oócitos libertados mensalmente pelo ovário até a cavidade uterina. Local onde ocorre a fecundação. Têm inicio na parte superior do útero e alargam até o final (pavilhão), acabando em franjas.
- -> Útero- Órgão muscular e oco, é nele que se desenvolve o embrião e o feto. Durante a gravidez, aumenta muito o volume devido ao miométrio (parede externa elástica) e é revestido internamente pelo endométrio, cuja espessura varia ao longo do ciclo uterino da mulher. O blastocisto (estado embrionário precoce) é implantado no endométrio, que assegura o inicio da gestação e permite o desenvolvimento embrionário até se formarem os anexos embrionários.
- -> Vagina- Tubo muscular, com inicio no colo do útero até a abertura da vagina. É internamente revestida pelo epitélio vaginal, capaz de produzir um muco que não só lubrifica o canal no ato sexual mas também o mantém humedecido.
- Órgãos externos (vulva)

º Grandes lábios e pequenos lábios- Pregas laterais que servem de proteção indireta para o clitóris, a vagina e a uretra. Apesar de terem a mesma função, ambos fazem parte a sistemas diferentes e são independentes.
º Clitóris- Órgão formado por tecido erétil e, devido à presença de um grande número de terminações nervosas, torna-se uma área altamente sensível à estimulação, intervindo no ato sexual.
º Orifício genital- Porta de entrada para o pénis durante a relação sexual e de saída para o sangue durante a menstruação, e para o feto no parto.
º Orifício urinário- Abertura da uretra, que transporta a urina da bexiga para fora. Ao contrário do sistema reprodutor masculino, este não faz parte do sistema reprodutor feminino apesar de pertencer à vulva.